O Facebook está a tomar as rédeas ao espaço social da Internet. O chat é um pilar desse espaço e os senhores do Facebook sabem disso.
Há umas semanas demos a conhecer os intentos da empresa de Mark Zuckerberg em lançar um cliente messenger para usufruir da sua imensa rede de utilizadores, serão milhões os possíveis intervenientes que poderão impulsionar este novo serviço que entrará em confronto directo com o Messenger da Microsoft e outros serviços IM disponíveis há anos na Internet.
Este serviço tem a particularidade de recorrer ao browser para fazer a autenticação na conta de cada utilizador, dessa forma usufrui do sistema de credenciais seguras que o browser guarda em cada sessão. A estrutura é simples, mostrando uma janela de texto com a foto de perfil de cada utilizador. Em baixo, como podem ver nas imagens, estão disponíveis os separadores por conversa e é dada a indicação da disponibilidade do utilizador, conforme já acontece hoje no serviço via browser.
Como o sistema não traz nada de excedente, o sistema não reclama o peso ou o consumo exagerado de recursos, o que é uma mais valia. Como as conversas estão indexadas à conta de cada utilizador, o histórico ficará guardado no perfil de cada um, tal como já acontece. Da mesma forma, as opções de privacidade são tuteladas pela conta online o que também é uma forma de libertar funções e recursos do cliente instalado no Windows.
A questão será mesmo a enorme rede de utilizadores e a possível desvinculação do Facebook do Messenger da Microsoft seguindo um caminho isolado e, quem sabe daqui a uns anos, completamente destacado, suportado pela ampla expansão da comunidade online que, ao que tudo indica, em nada saiu beliscada com o aparecimento da rede social da Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário